Espíritos Mentirosos e Rutherford

Ken Raines


"Ora, o Espírito diz expressamente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos mentirosos e a doutrinas de demônios." -- 1 Timóteo 4:1.

O "juiz" Rutherford afirmou que ele e o resto do "restante" das Testemunhas de Jeová estavam em comunicação com espíritos angélicos. Este artigo analisa brevemente suas afirmações e as evidências de que eram demônios.


As Afirmações de Rutherford

Como documentamos nas duas primeiras edições desta revista, Rutherford afirmou que seus escritos não continham suas opiniões ou interpretações das Escrituras. Ele disse que o que foi publicado em A Sentinela veio de Deus como "alimento no devido tempo" e era a interpretação "adequada" ou correta das Escrituras. Foi assim, não a palavra do homem, mas a palavra de Deus. Ele não recebeu esta "nova luz" do Espírito Santo porque em 1918 o Espírito Santo foi tirado do restante. Depois de 1918, anjos foram usados para iluminar o restante:

Desde 1918, os anjos do Senhor têm a ver com mostrar a verdade à classe de Ezequiel.1

Os anjos transmitiram à sua mente informações, instruções e interpretações das Escrituras. Essas afirmações não significavam, disse ele, que a revista A Sentinela era a Palavra inspirada de Deus, mas significava que as informações nela contidas vinham de anjos.2


Revelações Não Inspiradas de Deus?

É importante notar que Rutherford, portanto, afirmou que o que ele escreveu deveria ser visto não como suas opiniões, mas como revelações de anjos que revelaram o significado das Escrituras e suas profecias. Deus revelou a ele por meio de anjos quando as profecias estavam sendo cumpridas e o que aconteceria em breve:

O templo no céu está aberto, e aqueles que foram tão maravilhosamente favorecidos ao serem trazidos para o templo agora recebem uma visão das profecias que se cumpriram. Jeová graciosamente permite que aqueles que estão no templo vejam outras coisas que acontecerão em breve.3

... pela sua graça e pelo seu espírito Deus revela ao seu 'servo eleito' algumas coisas que em breve acontecerão,...4

À luz da profecia no curso do cumprimento, e da iluminação adicional da mesma por Jeová, a classe restante tem permissão para ver outras coisas que se seguirão em breve,... Jeová leva o restante à sua confiança em uma medida, revelando-lhes as coisas anteriores que estão sob sua guarda.5

Agora Jeová, fiel à sua promessa, revela aos fiéis as coisas anteriores que aconteceram em cumprimento da profecia, e agora ele lhes revela coisas novas, e antes que essas coisas surjam, ele revela o significado delas aos os fiéis.6

Deus revela ao seu povo a informação de coisas que devem acontecer em breve,...7


Profecias Angélicas

Ele disse que Deus informaria e informou o restante através dos anjos quando o Armagedom começaria antes de começar, para dar-lhes tempo para se prepararem para ele e para profetizarem ou avisarem outros sobre sua aproximação:

O quadro profético mostra então os querubins, que são oficiais da grande organização de Jeová, pegando brasas e entregando-as às testemunhas de Jeová, e estas saem e espalham o fogo sobre a cidade. Isto significa que o Senhor, por meio dos oficiais de sua organização que são invisíveis ao homem, provê a mensagem ardente que procede de Deus e que é usada para notificar a "cristandade" e todas as partes da organização de Satanás do propósito de Deus de destruí-los. Esta é a prova de que a mensagem não se origina do homem, mas de que é a mensagem de Deus que ele ordena que os homens transmitam aos outros.8

Nenhum homem pode interpretar adequadamente a profecia, e o Senhor envia seus anjos para transmitir informações corretas ao seu povo,... O Gideão Maior [Jesus] não inicia a batalha do Armagedom até que a mensagem da verdade de Jeová Deus sobre o mesmo seja transmitida por seus anjos ao restante fiel na terra.9

Da mesma forma, Cristo Jesus sabe de antemão o ataque das forças de Satanás que será lançado contra o povo de Deus na batalha do Armagedom, e o Senhor Jesus, através de seus anjos, transmite esse aviso ao seu povo fiel agora na terra. ... Jeová agora avisa suas testemunhas fiéis sobre o ataque que está por vir, e assim o faz, usando Cristo Jesus no templo para revelar à companhia do templo essas verdades e, por meio delas, dá informações a outros sobre o significado da profecia. A advertência do Senhor é trazida por seus fiéis mensageiros e seus servos na terra,...10


Espiritismo e Rutherford

Os espíritos vêm em dois sabores ou variedades, conforme apontado pela Sociedade:

Sim, a Bíblia mostra que não só há anjos bons, mas também há os iníquos.11

Os espíritos maus ou demônios, ao contrário dos anjos bons, mentem frequentemente para aqueles com quem se comunicam e são chamados de "mentirosos" ou "espíritos enganosos". (1 Timóteo 4:1) Rutherford acreditava que só foi informado por "santos anjos". Ele não acreditava que qualquer dos anjos que transmitiam informações e interpretações bíblicas à sua mente fossem demônios:

O Senhor usou A Sentinela para anunciar essas verdades. Sem dúvida ele usou seus representantes invisíveis para ter muito a ver com isso. Isto não é o que alguns podem chamar de espiritismo, de forma alguma; mas significa que Deus pode dirigir seu povo sem qualquer comunicação audível com eles.12

Se os anjos que se comunicaram com Rutherford foram demônios, isso faria dele um médium ou "canal de comunicação", não de Deus, mas de demônios. Seria, por definição, espiritismo.


Os Mentirosos de Grande Talento da Criação

A Idade de Ouro disse que os demônios são os mentirosos de grande talento da criação e que não se pode acreditar em uma palavra do que eles dizem.13 Rutherford afirmou ter estado em contato com anjos, mas os anjos lhe deram informações falsas -- datas falsas, previsões que falharam, besteiras -- em suma, lixo geral. Os "anjos" de Rutherford eram certamente pelo menos candidatos a mentirosos de grande talento. Ele alegou que os anjos transmitiram à sua mente interpretações das profecias bíblicas. Ele disse que os anjos o informaram sobre o futuro -- o que aconteceria.

Se essas afirmações são verdadeiras, as interpretações das Escrituras que levaram às suas profecias de 1925 e da Segunda Guerra Mundial vieram de anjos. Estas eram falsas profecias. Rutherford, em suas próprias palavras, fez papel de "burro" por causa do fiasco de 1925. Os anjos que lhe deram essas profecias mentiram para ele. Os anjos fizeram de Rutherford um "burro". Muitos desistiram do casamento, do sexo e dos filhos por causa das "revelações" de Rutherford quanto à interpretação "correta" das Escrituras por parte desses anjos. Será que 1 Timóteo 4:1-3 se aplica a Rutherford e seus anjos? E quanto a todas as falsas profecias e "lixo" publicados em A Idade de Ouro por Woodworth -- um homem que admitiu estar possuído por demônios apenas alguns anos antes de assumir essa posição? Algum deste material de Woodworth e Rutherford poderia ter vindo de Deus através de anjos?


Demônios

A "luz" de Deus que Rutherford publicou não veio do Espírito Santo, mas de anjos. Eles mentiram para ele e para outros do restante, como Woodworth, e deram-lhes informações e datas falsas. Eles não poderiam ter sido anjos bons enviados por Deus, mas por definição eram espíritos "mentirosos" ou "enganosos" e, portanto, demônios. A informação dada por estes espíritos, se acreditada e posta em prática, levaria os indivíduos a falsas esperanças de curas médicas, à crença em informações erradas, a falsas profecias e a um falso evangelho (Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão). As Testemunhas de Jeová hoje ainda são atormentadas por calvície, doenças, morte e pecado. O Armagedom não ocorreu em 1925 ou durante a Segunda Guerra Mundial. Abraão, Isaque, Jacó, Daniel e outros ainda não retornaram para Bete-Sarim. Bete-Sarim já foi vendida há muito tempo pela Sociedade. Suas palavras caíram por terra.

Acredito que as seguintes declarações da Sociedade Torre de Vigia (dirigidas a outros) se aplicam a ela mesma e expressam minha opinião sobre eles e os espíritos que os guiaram:

Não, nem Deus nem seus anjos leais poderiam ser responsáveis por tais mensagens que desonram a Deus. Quem são então os responsáveis?... Quais espíritos poderiam ser a fonte destas mensagens? São espíritos, é verdade, mas de que espécie?... estes são espíritos maus! Em toda a Bíblia eles são chamados de demônios.14

Eles sabem que são o que as Escrituras chamam de "espíritos mentirosos", porque foram enganados pelos Espíritos que com eles se comunicaram: mas insistem que existem bons Espíritos, e pensam que às vezes tiveram comunicações com estes. Mas esta proposição nós contestamos...15


Notas

1 J. F. Rutherford, Vindication III (Vindicação III), 1932, p. 316.

2 Para obter a documentação, consulte os primeiros dois números desta revista. O próximo número desta revista também documentará suas afirmações.

3 J. F. Rutherford, Vindication I (Vindicação I), 1931, p. 340.

4 Ibid., p. 16. Os anjos ocasionalmente usavam a "força do espírito santo" para transmitir a informação ao restante.

5 The Watch Tower (A Sentinela), 1.º de janeiro de 1930, p. 7, §24.

6 The Watch Tower (A Sentinela), 1.º de janeiro de 1931, p. 5, §21.

7 Light, book 1 (Luz, livro 1), 1930, p. 120; 1931 Yearbook (Anuário de 1931), Textos e comentários diários, 4 de outubro.

8 J. F. Rutherford, His Vengeance (Sua Vingança), 1934, p. 6.

9 The Watchtower (A Sentinela), 15 de fevereiro de 1935, p. 52, §7, 8. Veja também 1935 Yearbook of Jehovah's Witnesses (Anuário das Testemunhas de Jeová de 1935), Daily Texts and Comments, 13 de novembro.

10 The Watchtower (A Sentinela), 1.º de julho de 1938, pp. 199, 200, §24, 25; Anuário das Testemunhas de Jeová de 1939, Textos Diários e Comentários, 22 de junho.

11 Despertai!, 22 de novembro de 1971, p. 28.

12 J. F. Rutherford, Light, book I (Luz, livro I), 1930, p. 64; The Watchtower (A Sentinela), 15 de maio de 1938, p. 158.

13 The Golden Age (A Idade de Ouro), 30 de março de 1932, p. 391.

14 Awake! (Despertai!), 22 de junho de 1968, pp. 6, 7 (em inglês).

15 The Watchtower (A Sentinela), 15 de março de 1922, p. 90.


Índice · English · Copyright © 2024 Osarsif · https://osarsif.blogspot.com/2006/02/0224.html